Você conhece a pergunta: O que você vai ser quando crescer?
Durante um período da nossa vida e para muitos até hoje, decidir com o que trabalhar e qual carreira seguir é uma incógnita. Isso porque não somos ensinados a observar nossas aptidões.
A decisão por uma profissão e consequentemente o que estudar no ensino superior, muitas vezes vem acompanhada de angústia, de cobranças da família e ansiedade por saber que essa decisão precisa ser assertiva para termos uma vida independente.
Some a todas estas angústias o fato desta escolha ocorrer na adolescência, período em que ainda não temos maturidade para uma decisão desse porte.
Orientação profissional ou vocacional, ambas são a mesma coisa, é um processo que orienta o jovem na escolha da profissão e carreira, aplicando técnicas para o desenvolvimento de: autoconhecimento, entendimento do processo de escolha, descoberta de aptidões e em quais áreas de conhecimento elas se aplicam. Trabalha também a angustia dos adolescentes e dos pais nesta fase.
Quando o processo de escolha de carreira é realizado de forma consciente, permite que o indivíduo tenha mais chances de se tornar um profissional satisfeito, maduro, com amor na profissão e consequentemente mais preparado para os desafios.
Você já observou que quando realizamos algo que gostamos, temos afinidade, além de prazeroso os resultados envolvem qualidade? Isto possibilita sermos referência naquilo que somos realmente bons. A orientação profissional é um processo que trabalha para que o indivíduo descubra esse lado e obtenha estes resultados.
Quer saber mais sobre o processo de Orientação Profissional? Me chama nos meus contatos ou deixe nos comentários. ()