Blog

14 dez
2017

Suas aptidões estão alinhadas a sua escolha profissional?!

Tenho 3 filhos, uma menina que hoje tem 30 anos e dois meninos, um com 28 e o caçula com 16 anos.

Falarei sobre eles, um em cada texto, para explicar alguns conceitos para uma boa escolha profissional ou de carreira e o quanto é importante saber qual a nossa vocação e só depois escolher uma profissão. Afinal, esta escolha influencia positiva ou negativamente sua vida como um todo.

Uma das minhas preocupações com meus filhos foi propiciar que seguissem carreiras que gostassem, afinal, quando você realiza o que gosta, o dinheiro vem e a satisfação é garantida. Além do mais importante: você será feliz fazendo o que ama fazer!

Com a minha filha Fernanda (Gaby para família) foi muito fácil, ela já sabia o que queria desde pequena, sempre foi apaixonada por jogos coletivos. Na escola teve a oportunidade de entrar para o time de Handebol e sempre foi muito dedicada. Então, quando decidiu estudar Educação Física não foi surpresa. Hoje, ela atua na área de coordenação de esporte de uma boa escola e nem preciso ressaltar o quanto ela se sente feliz.

Tenho orgulho quando ela fala da organização dos campeonatos, porque fala com empolgação, acho que nem ela percebe isso, mas é exatamente assim que nos comportamos quando escolhemos uma profissão no qual realmente temos vocação e habilidade.

Contando um pouco da história da minha filha, expliquei o que é vocação, ou aptidão, habilidade. A Fernanda sempre teve vocação para interação com pessoas, senso de liderança, boa comunicação, raciocínio rápido. Isso possibilita que ela desempenhe com mais facilidade suas atividades, pois a profissão está alinhada à sua aptidão.

Você se identificou? Quer responder à pergunta do título? Aqui estão algumas dicas:

  • O que você mais gostava de brincar quando era criança, tinha mais facilidade?

Como exemplo, o importante desta resposta é: Jogos coletivos podem indicar: habilidade de interação social, comunicação, organização e compreensão de regras, aspectos de liderança.

  • Quais matérias mais gostava ou gosta? Digo, o que você realmente gostava de fazer, tinha facilidade em aprender? Não a que apenas gostava do professor.

Matérias como: matemática, física, química estão ligadas a área de exatas, portanto, temos um raciocínio mais lógico nestas pessoas.

  • O que as pessoas te chamam para realizar? Sabe aquelas coisas que a família ou os amigos falam? Deixa com o fulano que ele é bom nisso, ah…essa é a praia do fulano ele que sabe fazer, as coisas que você é referência.

Nesta não importa a atividade, pode ser desde cozinhar, até trocar uma lâmpada, arrumar aparelhos domésticos, contar as piadas nas reuniões de família, organizar as festas, arrumar o guarda roupa por ordem de cor, escrever as mensagens de aniversário, natal e outras datas importantes, ser o responsável por elaborar o orçamento da casa, a viagem da família. Tudo, tudo é habilidade, aptidão, vocação e é nato em você, precisa ser de seu conhecimento, pois potencializa tudo que você realiza.

Se você já tem ou está escolhendo uma profissão, questione: sua profissão está relacionada com suas habilidades? Esta é uma importante pergunta a se fazer. Como Coach vocacional e orientadora profissional, meu objetivo é justamente esse: descobrir quais habilidades e aptidões estão relacionadas com possíveis carreiras. E acredite: saber isso pode mudar o rumo da sua vida =) Se você tem dúvidas se está ou não na carreira certa, me chama ou coloque nos comentários.

Deixe o seu comentário:

a autora

Mari Telma

psicóloga & coach

leia mais sobre mim +