Blog

28 dez
2017

Para escolher uma profissão adolescentes precisam experimentar atividades diversas

O importante para adolescentes em processo de escolha profissional é experimentar, testar atividades. Entre em projetos escolares, faça cursos, converse com profissionais, seja da família ou amigos para conhecer as profissões. Esta é a hora!

Com o Matheus, meu caçula de 16 anos, está sendo assim, vem que te conto.

Esse adolescente grande sempre foi carismático! Brincadeiras infantis preferidas? Carrinhos. Depois descobriu o vídeo game e jogos de estratégia. É mais da área de exatas, desempenha melhor com cálculos. Participou durante três anos seguidos do projeto de robótica na escola e desenvolveu competências como trabalho em equipe, comunicação, solução de problemas e definição de estratégias.

Ele pensa nas profissões de Engenharia Mecatrônica ou Automação.  Ano passado, foi aprovado no processo do Senai para aprendiz de elétrica e eletrônica, e está gostando, mas não tem nada definido. Para ir ajudando e clareando o processo de escolha ele pesquisa em sites de profissões, sites de universidades e conversa muito com profissionais da área.

O legal do processo que está definindo o Matheus, é a influência positiva que tem dos irmãos, ele sabe o quanto é relevante escolher algo que ele goste e terá satisfação em realizar. Há noção de “Time” para iniciar o curso universitário, pois o maior sonho dele é fazer intercâmbio fora, esse é um dos processos que ele está em fase de decisão.

Conhecer as atividades torna o processo de escolha de carreira menos angustiante. Aos pais cabe calma e orientação, não decida por seu filho algo que é tão importante e que terá impacto na vida dele como um todo.

Se identificou com a história dos meus filhos? Que bom! Fico super feliz de termos tido esta conexão! Tem dúvida sobre que área estudar? Tem filho e está angustiado com o processo de escolha profissional dele? Me chama ou deixe nos comentários.

Deixe o seu comentário:

a autora

Mari Telma

psicóloga & coach

leia mais sobre mim +