Blog

22 fev
2018

Quanto custa a escolha errada na graduação?

Você já parou para pensar em como é oneroso um curso universitário? Devemos levar em consideração: mensalidade, custo com materiais e livros, custo com transporte, em algumas situações custo com alimentação, moradia e o mais importante e muito precioso que não levamos em consideração, o tempo. Tempo não volta.

Observo pessoas que interrompem seus cursos porque não gostaram, tinham dúvidas, não estavam satisfeitos e tantos motivos que geram frustações.  Agora coloque esses custos citados acima em 1 ano, 2 anos de graduação interrompida e veja quanto este indivíduo perdeu.

Isto ocorre principalmente porque estas pessoas estão perdidas, não conhecem suas aptidões e como aplicá-las, provavelmente fazem a escolha da graduação e consequentemente da carreira sem critério, baseiam-se em fatos externos ou levam em consideração apenas a provável remuneração da profissão.

Santo Deus! É a sua vida! Como produzir bem e com satisfação, gostando do que faz, dando tão pouca importância nesta escolha? O grande diferencial de pessoas de sucesso é que elas amam o que fazem e para amar elas têm conhecimento do que gostam.

É neste aspecto que a Orientação Profissional atua. Como o própria nome já diz é uma orientação que te guia no autoconhecimento, através de avaliações da personalidade, trabalha técnicas de processo de escolha, inclui jogos e testes para conhecer as aptidões naturais e em quais áreas de conhecimento e profissões estas são mais adequadas.

Juntamente com o orientando analisa custo, local, tempo, matérias cursadas e quais universidades são mais viáveis de acordo com a sua realidade. Analisa em quais áreas a carreira pode ser desenvolvida.

É um processo completo, um mapa, onde o orientando pode se basear, inclusive até a Pós-graduação, cursos de especialização, intercâmbios.

E o mais importante, minimiza uma possível perda de tempo, com um provável curso que o jovem não goste.

Todo este suporte para adolescentes e jovens que estão em processo de amadurecimento é de suma importância e minimiza muito as frustrações e angustias.

Quer saber mais sobre Orientação Profissional? Me chama nos contatos ou deixe nos comentários, terei imenso prazer em responder.

Deixe o seu comentário:

a autora

Mari Telma

psicóloga & coach

leia mais sobre mim +