Blog

7 maio
2018

“Tem dias” que o céu está mais cinza mesmo?

“Tem dias” que o céu vai parecer mais cinza mesmo, que apesar de estar rodeado de gente você vai se sentir sozinho(a), mais reflexivo(a), vai sentir que precisa se interiorizar, olhar mais dentro de você.

Essa emoção assusta, mas “tem dias” que ela é natural.

Aprenda a prestar atenção quando ela aparece, se realmente não é hora de se voltar mais para dentro, para refletir, para sentir, aprender mais sobre você e o que está vivendo.

Não tenha medo de viver esta emoção. Ela é só uma pequena pausa, que devemos utilizar para autoanálise e redirecionamento. Algumas perguntinhas podem te auxiliar a descobrir o que a emoção quer te mostrar:

  • O que vivi recentemente ou estou vivendo que deixei para lá apesar de ter machucado?
  • A solução está no meu controle ou este controle é externo? Ou seja, estou incomodado (a) por outro, mas não tenho como decidir por esta pessoa.
  • A decisão é minha, mas estou focado na solução? Ou estou apenas revivendo o problema sem deixar que minha percepção se expanda e explore possibilidades?
  • Qual o prazo real para solução? Estou sofrendo por antecipação?

A emoção de medo, ansiedade e tristeza as vezes se aliam, mas elas apenas sinalizam que necessitamos de alguns ajustes.  Traga elas para o campo real, são nossos pensamentos disfuncionais e necessidade de controle que deixam tudo muito maior.

E se você sente isto o tempo todo e não “alguns dias” talvez seja hora de procurar ajuda profissional de um psicólogo, para investigar com você, por qual razão estas emoções e comportamentos estão constantemente na sua vida.

Lembre-se da frase que sempre coloco nos posts de emoção: Estar triste, não é ser triste.

Quer saber mais sobre estas emoções e seus impactos? Você já se sentiu assim? Este post de ajudou de alguma forma? Deixe nos comentários ou mande uma mensagem, ficarei imensamente feliz em saber mais sobre você.

 

Deixe o seu comentário:

a autora

Mari Telma

psicóloga & coach

leia mais sobre mim +